siga a MDE NAS REDES SOCIAIS

O que é uma ‘Memorabília’?

O que é uma ‘Memorabília’?

Você sabe o que é ‘Memorabília’? No dicionário, a palavra memorabília tem por definição ‘objetos, momentos dignos de serem lembrados ou aqueles que estão guardados na memória’. E falamos com o acento no primeiro ‘i’ mesmo: me-mo-ra-BÍ-li-a.

A palavra tem como significado a coleção de objetos que alguém guarda porque pertenceram a uma pessoa famosa, por afinidade pessoal ou por ser alvo de um interesse específico: ‘nesse evento, haverá memorabília de Ayrton Senna’.

Aquilo que faz lembrar, que traz consigo uma lembrança ou memória. Do latim memorabilia. Memória. Memorável.

Define-se por memorabília, itens com perfil mais bem definido, como número de série, tiragem limitada, autógrafos (manuais ou impressos), selos, certificados e/ou inéditos.

Em vários países, as memorabílias de artigos esportivos representam um mercado significativo que reúne colecionadores apaixonados. O Brasil, apesar de consumidor de peças estrangeiras, até hoje teve poucas iniciativas nesse sentido.

A MEMORABÍLIA DO ESPORTE está chegando para ocupar esse espaço de resgate do esporte nacional através da criação de peças exclusivas para colecionadores e apaixonados pelos esportes.

MAS ISSO NÃO É COLECIONISMO?

Memorabílias são colecionáveis, mas o colecionismo é um pouco diferente. Colecionismo é a prática que as pessoas têm de guardar, organizar, selecionar, trocar e expor diversos itens por categoria, em função de seus interesses pessoais. Em todo o mundo, milhões de colecionadores organizam as mais diversas coleções de objetos.

Dentre os benefícios que a atividade pode trazer para o colecionador, em especial os mais jovens, está o desenvolvimento dos sensos de classificação e organização, de interação e socialização com outros colecionadores, do poder de negociação, bem como o aumento do repertório cultural acerca do objeto colecionado.

Define-se por colecionismo, um mundo diferente, mais significativo, mais ordenado, a partir de itens de valores diversos (afetivos ou financeiros), tais como camisas, bonés, bolas, bonecos, moedas, selos, autógrafos, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *