siga a MDE NAS REDES SOCIAIS

‘Geração de Ouro’: relembre a conquista de Barcelona-1992

‘Geração de Ouro’: relembre a conquista de Barcelona-1992

O saque viagem de Marcelo Negrão, selando a vitória contra a Holanda na conquista do ouro olímpico em Barcelona-1992, é um dos momentos mais emblemáticos do esporte brasileiro. Uma geração que marcou época – uma equipe que passou a ser chamada de os ‘Golden Boys’ – e que merece todas as homenagens, eternizada na história e lembrada com muito carinho pelos fãs mesmo após quase 30 anos.

Marcelo Negrão, Jorge Edson, Giovane Gávio, Paulão, Maurício, Janelson, Douglas Chiarotti, Carlão, Talmo, Pampa, Tande e Amauri, liderados pelo técnico José Roberto Guimarães, construíram uma campanha perfeita, com oito vitórias, 24 sets vencidos e apenas três perdidos – numa época em que os sets ainda eram de 15 pontos e disputados com vantagem.

Abaixo a campanha nos Jogos de 1992.
Brasil 3 x 0 Coréia do Sul
Brasil 3 x 1 Equipe Unificada (comunidade dos Estados Independentes)
Brasil 3 x 0 Holanda
Brasil 3 x 1 Cuba
Brasil 3 x 0 Argélia
Quartas de final
Brasil 3 x 0 Japão
Semifinal
Brasil 3 x 1 Estados Unidos
Final
Brasil 3 x 0 Holanda

O ouro na Espanha foi o primeiro do Brasil em esportes coletivos e o primeiro de cinco títulos olímpicos das seleções nacionais na quadra: os homens repetiram o feito em Atenas-2004 e Rio-2016, enquanto as mulheres conquistaram o bicampeonato em Pequim-2008 e Londres-2012.

Giovane e Maurício, campeões em 1992, voltaram a subir ao lugar mais alto do pódio na Grécia, em 2004. José Roberto Guimarães levou a seleção feminina aos títulos em 2008 e 2012, tornando-se o primeiro tricampeão olímpico do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *