Herdeiro dos Jofre-Zumbano, mais tradicional clã da ‘nobre arte’, Eder nasceu em São Paulo e é filho do argentino José Aristides Jofre, o ‘Kid Jofre’, que fez história no esporte e foi responsável por inspirar o filho.
Em 1956, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Melbourne (Austrália), um ano antes de se tornar pugilista profissional e iniciar uma trajetória que culminou com a conquista de três cinturões: campeão Mundial peso galo pela NBA (National Boxing Association) em 1960, campeão mundial peso galo pela WBA (World Boxing Association) em 1962 e campeão mundial peso pena pelo WBC (World Boxing Council) em 1973.
Entre prêmios e homenagens, o reconhecimento: a ‘The Ring’, maior publicação da modalidade no mundo, em sua edição de 90 anos, elegeu Eder como o ‘melhor boxeador da década de 60’ à frente de Muhammad Ali, que ficou em segundo.
A mesma revista, em 2002, citou Eder como o nono maior dos então últimos cinquenta anos, incluindo na lista nomes como Sugar Ray Robinson, Julio Cesar Chavez, Sugar Ray Leonardo, Roberto Duran e outros.