siga a MDE NAS REDES SOCIAIS

Eder Jofre, o ‘Galo de Ouro’, tricampeão mundial de boxe

3045604193-em-18-de-novembro-de-1960-eder-jofre-nocauteou-o-mexicano-sanchez-e-conquistou-seu-primeiro-titulo-m

Eder Jofre, o ‘Galo de Ouro’, tricampeão mundial de boxe

Tricampeão mundial (1973-1963-1960) e considerado um dos dez maiores nomes do boxe mundial de todos os tempos, Eder Jofre é uma ‘Lenda’ do esporte nacional. Dono de um cartel invejável de 81 lutas, com 75 vitórias (51 nocautes), quatro empates e apenas duas derrotas, o ‘Galo de Ouro’ é membro dos Hall da Fama do Boxe (NY-EUA) e da Costa Oeste (Califórnia-EUA), e encerrou a carreira em novembro de 1976 vencendo o mexicano Octavio Gomez no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Herdeiro dos Jofre-Zumbano, mais tradicional clã da ‘nobre arte’, Eder nasceu em São Paulo e é filho do argentino José Aristides Jofre, o ‘Kid Jofre’, que fez história no esporte e foi responsável por inspirar o filho. 

Em 1956,  representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Melbourne (Austrália), um ano antes de se tornar pugilista profissional e iniciar uma trajetória que culminou com a conquista de três cinturões: campeão Mundial peso galo pela NBA (National Boxing Association) em 1960, campeão mundial peso galo pela WBA (World Boxing Association) em 1962 e campeão mundial peso pena pelo WBC (World Boxing Council) em 1973.

Entre prêmios e homenagens, o reconhecimento: a ‘The Ring’, maior publicação da modalidade no mundo, em sua edição de 90 anos, elegeu Eder como o ‘melhor boxeador da década de 60’ à frente de Muhammad Ali, que ficou em segundo.

A mesma revista, em 2002, citou Eder como o nono maior dos então últimos cinquenta anos, incluindo na lista nomes como Sugar Ray Robinson, Julio Cesar Chavez, Sugar Ray Leonardo, Roberto Duran e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entrar na lista de espera Informaremos quando o produto chegar ao estoque. Por favor, deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.